quinta-feira, 3 de julho de 2008

AS TRÊS CHAVES

Querida,

Vejo você com meus olhos e sinto em seu ser, com o coração, a Presença Sagrada. Sua vibração tocou as ligações de inspiração que a vida interna desperta. Sim, é preciso ter coragem para ser transparente num mundo em que costumamos vestir máscaras em cima de máscaras; medos em cima de medos; cascas que envolvem um conteúdo bonito, um tesouro profundamente escondido.

Você me ensinou em segredo, ao doar, a mensagem das três chaves. Presenteou-me com o relato e o rompimento lindo e necessário dos laços estranhos do passado, cheia de gratidão, que a cura se faz em roda.

Ensinou-me que existem portas em lugares inimagináveis e que existem chaves únicas que abrem milhares de fechaduras e muitas outras portas. É quando seus movimentos estão voltados para a linha do horizonte e o seu coração se abre para o novo, no momento em que o futuro torna-se presença no presente agora.

Seu gesto me fez lembrar as palavras de um velho amigo que dizia: “Olhe aquela árvore... como as folhas balançam ao vento, como seu tronco é firme e suas raízes estão conectadas nas entranhas da Mãe Terra... Veja aquela formiga pequenina ao pé dela e veja também a águia voando por cima dela... Tente sentir o que tudo isso fala ou não fala ao seu coração.”

E se calava contemplando... É tão bom ouvi-lo novamente e se ele estivesse aqui, imagino que ele nos diria: “Para todas as palavras ditas, meu amigo, primeiro ao ouvido de quem as falou; segundo ao coração de quem as sentiu; terceiro a toda a ação que tornou as palavras sabedoria de vida.”

E me deixaria pensando... Pensando e sentindo a “força que faz com que todas as coisas”, que mesmo espalhadas no vácuo do Universo, estão unidas. Assim como a conexão existente entre as profundezas dos mares e as alturas do Himalaia.

Penso que somente dentro de nós ecoa a resposta que expressamos fora. Uma resposta que está nos olhos que vê a força do movimento, da seiva nas raízes e a energia no vento. A árvore, a formiga e a águia, transmitem como três chaves, três segredos do agora, três qualidades da alma e é bom compartilhá-las.

Depois de algum tempo meditando percebemos que a primeira chave abre as portas para a auto-aceitação do bem e do melhor que existe em cada um de nós. Ela é a auto-estima, o ame-se verdadeiramente, o estar entusiasmado, na expressão de sua própria essência. Como qualquer mudança que experimentamos na vida, ela nasce, cresce, transforma-se e renova-se dentro de nós. Cada um de nós é responsável pela própria vida e ela é a expressão daquilo que nós somos. E isso não tem nada a ver com o que você acha que os outros têm ou não de mudar; mas sim, na sua forma de olhar, discernir e escolher que faz a real diferença.

Sabe, é aquela coisa: se fossemos uma árvore amaríamos as raízes que nutrem e sustentam a força viva em nós; amaríamos nossos galhos, folhas e frutos como sendo expressões naturais da Primeira Semente que fez nascer todas as árvores existentes.

Se fossemos uma formiga saberíamos que cada esforço, cada atitude, cada ajuda e trabalho, mesmo que ninguém falasse, seria importante para o formigueiro. Nos tempos de inverno ou nas grandes tempestades e recolhimentos, aquela folhinha de cada formiguinha faria muita diferença. Talvez, seja por essas ou outras que diz o ditado: “Ame o que você faz e faça o que você ama”. Porque assim ajudamos o mundo.

Se fossemos uma águia, saberíamos que o sol espera encontrar vida, todos os dias, com os nossos olhos. Vôos rasantes e certeiros nos novos alvos escolhidos por nossa alma, na confiança e garra de vencermos a nós mesmos. E também saberíamos que mesmo diante dos vôos mais altos que os céus nos beneficiassem, um dia teríamos que pousar, desprender e devolver. Porque tudo o que existe sob e na própria terra abaixo do céu é emprestado. O que fica é o Eterno brilho da experiência bem vivida que os caminhos secretos do coração ensinam.

Tudo passa, minha amiga, até o amado e a amada; o que é presença viva de verdade não está no amado e nem na amada, mas sim no estar amando. E isso conta muito onde nos posicionamos, principalmente se pretendemos atuar com uma visão de águia nas relações da vida.

Estamos crescendo como árvores em raízes, no meio em que plantamos nossas sementes e também nas alturas das copas de nossas aspirações. Estamos nos esforçando como as formigas e realizando os vôos e sonhos da águia-coração. Que tudo seja para melhor, sempre. E por favor, dê mais amor a si mesmo.

A segunda chave parece nos dizer "ria mais de si mesmo, das bobeiras, dos erros passados". Sabe, de todas aquelas gafes que cometemos na vida... E assim saberemos que nascemos como possibilidades e, das duas uma, nas tantas escolhas ou atitudes que tivemos: algumas estavam certas e outras erradas para nós mesmos. Foi isso mesmo que dissemos, para nós mesmos! Porque pode ser que para os outros aquilo tudo seja bem diferente. Penso também que tudo aquilo que achamos errado em determinada situação era a coisa certa daquele momento, se estávamos doando o nosso melhor.Pode parecer loucura o que iremos dizer, mas tudo bem, afinal de contas a vida é nossa, podemos escolher e acreditar em tudo aquilo que é saudável ou não em nosso viver. Ou talvez a declaração “Está tudo certo!” torne-se não uma loucura inútil, mas uma útil afirmação positiva. Portanto, olhe-se no espelho e esboce um sorriso nos lábios e nos olhos. O sorriso é o sinalizador da alegre temperatura do coração. A face e os olhos são espelho da ventura interna. Lemos os sinais para pararmos e repensarmos nossas escolhas quando reduzimos nossos sorrisos e ficamos carrancudos. Lembremos mais uma vez, que os olhos, quando despertam no coração o sorriso sincero, tornam-se as portas escancaradas da alma. E o rir de si mesmo torna-se a aventura de não existir portas, janelas e parede na casa de nossa verdade.

A terceira chave nos traz a confiança de que não estamos sozinhos e que sempre poderemos contar com mãos amigas, que existem pessoas prontas a amparar. Dizem alguns estudiosos que isso é característica cultural do brasileiro, ser prestativo, ajudar. Penso que é característica natural de todo ser humano e que mesmo aqueles que se dizem não prestativos, de alguma forma o são. Pois, possuímos uma necessidade de troca, de compartilhar, de ser útil, de prestarmos para alguma coisa. Ninguém quer ser um imprestável. Para um “eu” existir, deve-se existir o “outro”. Coisa interessante é que “eu” não me faço sozinho; que esse “eu” é uma multidão de trocas, experiências, interações, consciências. É por isso que se diz que somos espelhos uns dos outros. No âmbito espiritual sentimos esse apoio com muita intensidade, inclusive costumamos chamar esses seres amparadores de anjos, guias, mentores, nomes variados para designar uma troca benéfica e evolutiva entre os seres encarnados e os desencarnados. Estamos sempre amparados e o que é importante dizer é que a qualidade desse amparado é condizente com o objetivo almejado.

Existem objetivos pequenos, escusos e objetivos grandiosos, altruísticos. Vai daí, mais uma vez, utilizar seu poder de escolha e entrar em conexão com consciências superiores, irmãos mais velhos – evolutivamente falando. Pois, atraímos energias e presenças espirituais de acordo com as vibrações, pensamentos e sentimentos que emitimos e estão presentes em nosso ser. É por isso que se recomenda sintonizar-se com algo superior a nós mesmos, isto gera uma energia de alto-astral; lembranças de que o mesmo brilho está lá nas estrelas existem em nós também em nossos olhos e coração; que a vida pulsa em lugares inimagináveis; que cada presença é única em aprendizado e que este aprendizado pode auxiliar o outro a descobrir sua própria forma de aprender; que podemos nos sentir parte de uma vida maior, além das limitações de nossa pele. Então, querida, podemos sentir mãos invisíveis acariciar nossa face, enxugar as lágrimas e sentir um grande abraço.

Somos nós que fazemos de cada momento algo especial e a gratidão é o botão que liga a luz da auto-estima. Assim podemos ver as muitas chaves que o Grande Mistério nos presenteia a cada novo passo da caminhada evolutiva. Que seu coração possa estar reluzindo agora e que aconteça tudo de bom em sua vida.

Paz, Amor e Luz!
- Samuel S. Silva -

Nenhum comentário: