quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CONEXÕES BIOXAMÂNICAS - RESGATE DA ALMA


- Samuel Souza de Paula -

Com o atual ressurgimento e a grande busca pelas práticas nativas – a procura de reconexão por meio técnicas xamânicas de cura – passamos a reconhecer o real valor espiritual e psicológico que nossos ancestrais já sabiam. Conhecimentos estes que antes considerávamos “primitivos”, “ultrapassados”, “obsoletos”, observa-se sua importante utilização prática nas várias situações desafiantes de nosso cotidiano e nas inter-relações mente, corpo e espírito de nossa vida. Exemplo disso, são os resgates da alma, uma visão e prática milenar dos xamãs que tem como foco principal curador à busca pelos pedaços da alma perdida do consulente.
Edgar Morin, antropólogo e filósofo francês, nos diz que
“As novidades do mundo são na verdade reflexos de idéias antigas”.


Práticas Bioxamânicas
O início das divulgações de práticas xamânicas, fora dos círculos tradicionais nativos, foi influenciado, na década de 60, pelas obras de Carlos Castañeda, antropólogo, que relatou suas experiências e aprendizados com o xamã yaqui Juan Matus e Michael Harner, antropólogo, que narra em seu livro O Caminho do Xamã sua odisséia pessoal até a fonte da cura xamânica. Apesar de a palavra “xamã”, ser uma palavra siberiana, que designa um curador espiritual, o xamanismo também foi praticado em partes da Ásia, Europa, África, Austrália, Groenlândia e entre os povos nativos da América do Norte e do Sul, ao longo de toda história. Temos indícios de práticas xamanistícas existentes há 44 mil anos, desde a época do homem Neandertal. Na realidade, inicia-se quando o ser humano começa a descobrir o mundo invisível. Quando começa a descobrir os mistérios da natureza, a sentir com maior intensidade o sagrado, a sonhar, a se comunicar com a natureza e com os espíritos.

O xamã é aquele que estabelece o contato entre o sagrado e o profano, a saúde e a doença, o conhecido e o desconhecido, o natural e o sobrenatural, o visível e o invisível, a realidade comum e a incomum. Sua função, muitas vezes, é buscar auxiliar o consulente a despertar a experiência do sagrado, a harmonia dos opostos, a integração com a Natureza. De alguma maneira inspirar o buscador a nutrir os aspectos da cura interna, o Eu básico com o Eu superior e a espiritualidade no cotidiano.

Sandra Ingerman, psicológa que começou seus estudos xamânicos com Michael Harner e autora do livro Resgate da Alma, diz: “Um xamã é um homem ou mulher que interage diretamente com os espíritos para tratar dos aspectos espirituais das doenças, realizar o resgate de almas, obter informações divinas, ajudar os espíritos de pessoas falecidas na sua passagem para o Além, e realizar uma grande variedade de cerimônias para a comunidade.”

O fato destas práticas terem sobrevivido e florescido por milhares de anos demonstra a potência desse trabalho. Como facilitador moderno, praticante da medicina do espírito, evoco os seguintes questionamentos conscientes, e incentivo o leitor a pensar: “Estas práticas xamânicas funcionam? Podem provocar mudanças positivas na vida da pessoa? Podem auxiliar no desenvolvimento integral do ser humano?” De verdade, sim, neste caminho é necessário muito estudo, discernimento, disciplina e experimentação, que resulta e que pode se tornar muitos outros ‘sim’ internos, de outras pessoas e da vida. Sempre apreciei a utilidade dos conhecimentos espirituais, suas práticas e forças, que a meu ver, devem se integrar ao contexto do dia-a-dia. Minha intenção com estes escritos não é saudosismo às técnicas antigas ou voltar ao que era no passado. Não é uma coisa fora, alocada, distante do que chamamos vida atual. Nem é apenas uma filosofia na mente, mas uma experiência presente. Experiência esta que está presente desde quando nos levantamos, nas relações em nosso cotidiano, quando nos deitamos, e até nos nossos sonhos e experiências extra-corpóreas (vôo xamânicos).

Doenças no contexto xamânico
Nas práticas bioxamânicas vemos que “todas as doenças – emocionais, mentais, físicas e espirituais – são tratadas da mesma forma. Qualquer forma que ela assuma, doença é doença e mostra desarmonia na vida da pessoa”. Michael Harner indica três razões pela qual a pessoa fica doente: 1. Perda ou enfraquecimento do seu Animal de Poder (Poder Pessoal); 2. Intrusões Espirituais (Energias Intrusas); e, 3. Perda da Alma (um assunto que não é falado nos círculos da medicina convencional, mas que é de suma importância na medicina nativa – tema de nosso estudo de hoje).

Perda da Alma
Constantemente ouvimos alguém dizer: “Nossa! Esta pessoa fala com alma!”, ou o contrário, “Aquela pessoa é desalmada!”, e até “Fulano de tal vendeu sua alma ao Diabo”. É comum quando admiramos algum artista dizermos: “Aquele dançarino exerce sua arte com alma... canta com alma... escreve com alma!”. A alma é um termo que deriva do latim anima, este refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover. Mas o que é alma no contexto xamânico? É a constituição integral da personalidade-pessoa, é a nossa essência, a parte de nossa vitalidade que nos mantém vivos. Para mim, como para os antigos, toda criação é permeada pelo espírito. “Os seres humanos, os animais, as plantas e os minerais, todos eles têm sua própria essência espiritual com a qual podemos nos comunicar e interagir.” – nos diz Ingerman. “Quando qualquer criatura viva está totalmente integrada à sua força espiritual ou alma, ela irradiará energia e vitalidade. Qualquer criatura cujo espírito esta totalmente presente em seu corpo sentirá uma profunda ressonância com o mesmo espírito nas outras coisas vivas. Por outro lado, quando uma criatura perde uma parte de sua essência espiritual, ocorre um profundo enfraquecimento e alienação do resto da criação.”

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”
(Fernando Pessoa)
Podemos nos perguntar o que provoca a perda dessa essência vital? A perda da alma pode ser causada por qualquer evento que o indivíduo considere traumático, mesmo que outro indivíduo não o considere como tal. A alma pode fugir assustada, perder-se ou ser roubada. As pessoas que perderam partes de sua alma descrevem que se sentem dissociadas, não se sente inteira, enfraquecidas, sem objetivos claros, uma sensação de vazio e falta de engajamento e foco na vida. A perda da alma hoje resulta dos traumas da vida moderna; incesto, abuso físico, estupro, perda de um ente querido, acidentes, neurose de qualquer tipo de guerra, doenças graves e cirurgia são investidas que podem desfragmentar a alma.

A psicóloga, Jeanne Achterberg escreveu: “A perda da alma é considerada o mais grave diagnóstico da nomenclatura xamânica, sendo a causa das enfermidades e da morte. Mas nunca é mencionada nos modernos livros médicos ocidentais. Entretanto, torna-se cada vez mais claro que o que o xamã chama de perda da alma – ou seja, um dano provocado no núcleo inviolável que é o ser essencial do indivíduo – efetivamente se manifesta como desespero, danos imunológicos, câncer e uma série de outras disfunções muito graves. Isso parece decorrer do insucesso de um relacionamento com entes queridos, da carreira ou outras ocorrências significativas.”

Observamos, também, que é muito fácil no cotidiano em que estamos inseridos, no corre-corre diário e frenético automatismo, verificar que deixamos o tempo todo pedaços de alma em várias das interações. Você já sentiu como se, após contato com uma determinada pessoa (familiar, chefe, amigo, etc), percebeu uma sensação de vazio, como se estivesse faltando alguma coisa? Pois é, pode ser que após esta interação tenha perdido uma parte de você, tornando-o sem poder, desarmonizado, ou mesmo desanimado. Vícios, também, são sinais de perda de alma, pois buscamos fontes externas para preencher os espaços vazios dentro de nós, seja com substâncias, comida, relacionamentos, trabalho, ou comprando coisas materiais. Técnicas tradicionais podem falhar em retornar a capacidade de amar, pois não fecham esses "buracos". O que adiantaria falar com alguém que não está presente?

Todos perdem fragmentos das almas, em uma escala maior ou menor. “Um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos”, cita Jung em seu livro O Homem e Seus Símbolos, “é o que eles chamam de ‘a perda da alma’ – que significa, como bem indica o nome, uma ruptura ou, mais tecnicamente, uma dissociação da consciência. Isso significa que a psique do indivíduo pode fragmentar-se facilmente diante de emoções incontidas”.

Dois exemplos de perda ou roubo de alma nas interações do cotidiano, também relacionado com o dar poder ao outro:

“Robson, gostava de cumprimentar todos os seus amigos com um abraço, conversar, rir juntos. Então, ele conhece uma pessoa, Ruth, e começa a namorar. Só que Ruth não gosta desta atitude, fica enciumada. Com o tempo, e ‘por amor’ à sua namorada, Robson deixa de encontrar os amigos, de abraçar, principalmente as mulheres, para não causar ciúmes e brigas. Podemos encontrar, meses depois, Robson apático, não mais alegre quanto antes e sentindo um certo vazio. Ele perdeu um pedaço da sua alma (que gosta de estar com as pessoas). Seu relacionamento com Ruth não está indo bem, ele não sente vontade de abraçá-la e não sorriem como antes”.

“Vera, secretária eficiente e extrovertida, recentemente contratada em um escritório conceituado de advocacia. Procura um terapeuta xamânico com a seguinte queixa: ‘Sempre fui alegre, cheia de energia. Não sei o que acontece comigo, parece que não estou mais viva’. Depois de uma sessão de Regaste de Alma, o terapeuta relata algumas experiências relacionadas ao seu emprego atual, fatos que realmente aconteceram, que pela intensidade das atividades que desenvolvia nem notava, e que eram contra seus princípios e havia gerado perda de pedaços da alma. Sem o contato com a sua verdade, com a sua alma, ficava difícil estar presente, e se relacionar com seus familiares, colegas de trabalho, consigo mesmo e com a vida. Após a sessão sentiu como se uma força tivesse voltado e está mais atenta, alegre e eficiente. Hoje realiza suas cerimônias individuais de preservação da energia, e atua em um ambiente de trabalho mais compatível com seus propósitos”.

“Pois de que vale ao homem ganhar o mundo inteiro
e perder a sua alma?” Marcos 8:36

Resgate de Alma
O Resgate de Alma é uma antiga e poderosa prática da terapêutica xamânica para trazer de volta pedaços da alma que ficam perdidas através dos traumas, acidentes ou algum tipo de doença. Para realizar esta viagem xamânica o xamã entra em estado alterado de consciência, auxiliado pelo tambor, e conta com seu poder pessoal, seus espíritos auxiliares, animais de poder, mestres espirituais e as suas muitas experiências na realidade incomum.

Cada cerimônia de reintegração da alma tem suas peculiaridades, mas existem quatro passos básicos neste processo. O primeiro é direcionado para o aumento da energia do consulente, onde o xamã entra em contato com a Fonte de poder pessoal, auxiliado pelos espíritos guardiões, por meio de cantos e movimentos bioxâmanicos proporcionando uma circulação vibracional potente no campo energético da pessoa. O segundo consiste em diagnosticar onde se localizam as energias intrusas, que o deixou doente. O terceiro é a extração da energia intrusa e o quarto é o resgate de alma, propriamente dito. Pode-se realizar o resgate de alma, esta viagem xamânica ao mundo inferior, tanto individualmente, xamã-consulente, quanto em grupo – neste caso utiliza-se a técnica da canoa dos espíritos e os participantes tornam-se remadores na jornada (todos acabam se beneficiando da experiência e, da sua maneira, tornam-se mais conscientes das perdas e roubos de alma). Após o resgate, é explicado ao cliente o que aconteceu na jornanda e o que fez com que ele perdesse parte de sua alma.

Quase sempre o xamã faz algumas recomendações de rituais simbólicos de preservação das energias e geralmente, após o resgate de alma a pessoa sente-se com maior vitalidade, cheia de energia, inteira, com seu poder de volta e consciente dos comportamentos, pensamentos, intentos que precisa mudar. Mais atenta aos sinais da vida, nos sonhos, no cotidiano, metáforas curadoras que auxiliam na harmonia da sua mitologia pessoal e evolutiva. Como costuma-se dizer, nada é por acaso. Sempre temos algo a aprender.

“As oportunidades para procurar forças mais profundas em nós mesmos
vêm quando a vida parece mais desafiadora.” (Joseph Campbell)

Concluo, desejando reintegração, amor e sucesso em sua vida. Fiquem com as palavras visionária e inspiradora de Sandra Ingerman:

“Por favor, lembre-se: as técnicas não curam. É apenas o amor que cura. Conforme criamos espaços sagrados e plenos de amor parar curar, viver e trabalhar, o espírito que vive em todas as coisas é honrado, criando amor, luz, beleza, paz e harmonia no mundo novamente.”

Leitura recomendada:
O Caminho do Xamã – Um Guia de Poder e Cura – Michel Harner – Ed. Cultrix.
A Erva do Diabo – Carlos Castañeda – Ed. Nova Era.
Resgate de Alma – Reencontre os Pedaços da Alma – Sandra Ingerman – Ed. Vida e Consciência.
Cure Pensamentos Tóxicos – Ferramentas Simples para Transformação Pessoal – Sandra Ingerman – Ed. Vida e Consciência.
O Homem e seus Símbolos – Carl Gustav Jung – Ed. Nova Fronteira.
Jornada Xamânica – Um Guia para Principiantes – Sandra Ingerman – Ed. Vida e Consciência.


10 PERGUNTAS POR SANDRA INGERMAN


1. Você já teve dificuldade para ficar “presente” em seu corpo, no cotidiano? Às vezes, sente-se fora do corpo, observando-o como se assistisse a um filme?
2. Você já se sentiu entorpecido, apático ou enfraquecido?
3. Você sofre de depressão crônica?
4. Você tem problemas com seu sistema imunológico e dificuldades para resistir às doenças?
5. Quando criança, você estava sempre doente?
6. Você tem lacuna nas lembranças de sua vida após os cinco anos de idade? Você sente como se tivesse apagado traumas significativos de sua vida?
7. Você luta contra vícios como, por exemplo, álcool, drogas, comida, sexo ou jogo?
8. Você procura coisas externas para preencher um vazio interior?
9. Você já encontrou dificuldade para levar adiante sua vida depois de um divórcio ou do desencarne de um ente querido?
10. Você sofre de síndrome de múltiplas personalidades?
Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, pode ser que você tenha sofrido uma perda de alma.


Samuel Souza de Paula, espiritualista, consultor e palestrante. É estudioso do comportamento humano e desenvolve trabalhos de integração entre corpo, mente e espírito. Possui formação Master em PNL – Programação Neurolingüística. Pesquisador de técnicas ancestrais e modernas direcionadas ao crescimento pessoal. Coordenador da Roda de Cura Xamânica “Espírito de Gaia”, facilitador de jornadas xamânicas terapêuticas Resgate de Alma, individuais ou em grupo.
E-mail: samuel.s.silva@bol.com.br



ACONSELHAMENTO BIOXAMÂNICO
Trabalhando Corpo, Mente e Espírito!


Trata-se de um método terapêutico holístico que tem como base essencial à conexão com as forças da natureza, suas energias e poder, e a ampliação dos mapas de realidade.

No aconselhamento bioxamânico são utilizadas técnicas ancestrais e modernas, que, combina: jornada xamânica, bioenergia, resgate de alma, relaxamento, conscientização corporal, programação neurolingüística, aconselhamento e orientação positiva. É comum a utilização de vários instrumentos de poder tais como maracá e tambor xamânico.

Potencialmente trabalhada em duas vertentes: a primeira, direto com o terapeuta; e a segunda, o próprio cliente, realiza um auto-tratamento, no qual a pessoa seguirá e desenvolverá um conjunto de exercícios e práticas – que serão apresentadas pelo terapeuta, para serem executados em casa.

O objetivo do aconselhamento bioxamânico é possibilitar, por meio de um conjunto de ferramentas poderosas, técnicas, estratégias e modelos que podem ser aplicados para definir e alcançar estados desejados e identificar recursos necessários para as situações onde queremos ter um desempenho mais satisfatório. Potencializa melhor conexão consigo mesmo focalizando a integração mente-corpo-espírito.

ATENDIMENTOS EM SÃO PAULO
Maiores informações: samuel.s.silva@bol.com.br



Música: ALMA
Zélia Duncan
Composição: Pepeu Gomes e Arnaldo Antunes

Alma,
Deixa eu ver sua alma,
A epiderme da alma.

Superfície.
Alma,
Deixa eu tocar sua alma,
Com a superfície da palma
Da minha minha mão.

Superfície.
Easy, fique bem easy,
Fique sem, nem razão da superfície,
Livre, fique sim livre,
Fique bem, com razão ou não,
Aterise.

Alma,
Isso do medo se acalma,
Isso de sede se apaga,
Todo pesar, não existe.

Alma,
Como um reflexo na água,
Sobre a última camada,
Que fica na superfície.

Crise, já acabou.
Livre, já passou o meu temor
do seu medo sem motivo.

Riso, de manhã,
Riso, de neném, a água já molhou a superfície.

Alma, daqui do lado de fora,
Nenhuma forma de trauma sobrevive.
Abra, a sua válvula agora,
A sua cápsula,
Alma, flutua na superfície.

Lisa, quem me alisa,
O seu suor, o sal que sai do sol, da superfície.
Simples, devagar, simples,
Bem de leve, a alma já pousou na superfície.

Alma, daqui do lado de fora,
Nenhuma forma de trauma sobrevive.
Abra, a sua válvula agora,
A sua cápsula,
Alma, flutua na superfície.

Lisa, quem me alisa,
O seu suor, o sal que sai do sol, da superfície.
Simples, devagar, simples,
Bem de leve, a alma já pousou na superfície.

Alma, daqui do lado de fora,
Nenhuma forma de trauma sobrevive.
Abra, a sua válvula agora,
A sua cápsula,
Alma, flutua na superfície.

Lisa, quem me alisa,
O seu suor, o sal que sai do sol, da superfície.
Simples, devagar, simples,
Bem de leve, a alma já pousou na superfície.

Alma,
Deixa eu ver sua alma,
A epiderme da alma.

Superfície.

Alma,
Deixa eu tocar sua alma,
Com a superfície da palma
Da minha minha mão,
Superfície.

Alma,
Deixa eu ver,
Deixa eu tocar.
Alma,
Deixa eu ver,
Deixa eu tocar,
Alma.
Superfície.
Alma, deixa eu ver sua alma.
Alma.



Música: ENQUANTO DURMO
Zélia Duncan
Composição: C. Oyens e Zelia Duncan

Muitas perguntas
Que afundas de respostas
Não afastam minhas dúvidas
Me afogo longe de mim
Não me salvo
Porque não me acho
Não me acalmo
Porque não me vejo
Percebo até
Mas desaconselho...

Espero a chuva cair
Na minha casa, no meu rosto
Nas minhas costas largas
Eh! Eh! Eh!
Espero a chuva cair
Nas minhas costas largas
Que afagas enquanto durmo
Enquanto durmo
Enquanto durmo...

De longe parece mais fácil
Frágil é se aproximar
Mas eu chego, eu cobro
Eu dobro teus conselhos
Não me salvo
Porque não me acho
Não me acalmo
Porque não me vejo
Percebo até
Mas desaconselho...

Espero a chuva cair
Na minha casa, no meu rosto
Nas minhas costas largas
Eh! Eh! Eh!
Espero a chuva cair
Nas minhas costas largas
Que afagas enquanto durmo
Enquanto durmo
Enquanto durmo...

Eh! Eh! Eh!
Espero a chuva cair
Na minha casa, no meu rosto
Nas minhas costas largas
Hon! Eh! Eh! Eh!
Espero a chuva cair
Nas minhas costas largas
Que afagas enquanto durmo
Uh! Uh!
Enquanto durmo
Enquanto durmo...

Nenhum comentário: