sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ele só queria aproveitar o feriado...

ELE SÓ QUERIA APROVEITAR O FERIADO...


Ele só queria aproveitar o feriado, descansar um pouco, recarregar as baterias, ouvir aquela voz que há muito não ouvia, quem sabe organizar toda sua vida. Seu coração pulsava, mas ele não sabia. No seu trabalho e em seus muitos compromissos a correria era tamanha que vivia se queixando:

Está difícil! Não posso parar, é muita coisa! Não tenho tempo!”

Mais um passo, quanta coisa, desafio, resolvido, outra vez, erro, desespero, faça, acerto, é isso aí, outra meta, outra coisa, outro passo, sem parar...

Quando chega o feriado ele não tem para onde ir, não se organizou. Seus parentes foram para o interior e ele resolveu ficar em seu pequeno apartamento na cidade grande. Era manhã, sente sede e a primeira coisa que passa em seus pensamentos é “Preciso de café!”. Veste a primeira roupa que encontra, não vê que o vizinho está no corredor, aperta o botão do elevador, desce, passa pela portaria sem dizer uma palavra. Em seus pensamentos mecanizados ecoa o mesmo pedido de sempre “Preciso de café! Café!”.

Chega à padaria, pede um café! Engole. Antes de abaixar a xícara, pede mais um. Ele não percebe, mas um Senhorzinho entra na padaria com passos firmes e face serena. Senta ao seu lado. Não existia ninguém, era ele, ou melhor, a xícara de café e as muitas coisas que tinha por fazer.

O Senhorzinho diz: “Bom dia!”. Ele não responde, não pensava que era com ele. O Senhorzinho repete uma segunda vez: “Bom dia!”. Então ele responde, mas sem desviar o olhar da xícara de café: “Bom dia!”. “Oi moço cuidado com isso, se não vai se embebedar logo cedo!”, brincou o Senhorzinho de face serena. Ele deu um sorriso sem graça.

Aquele Senhorzinho que aparentava uns 70 anos de idade parecia não ser uma pessoa normal, pelo menos não para aquele que vivia na correria. Ora, em vez de café pediu um suco, frutas picadas e um pão na chapa. “Que estranho! Conversa com desconhecidos, faz piadas de graça e parece ter visto um pássaro azul”.

Depois de um tempo, ele, o do café, ainda meio receoso, ouvia as histórias daquele Senhorzinho e se encantava das proezas e lugares que ele conhecia. Depois de muito falar o Senhorzinho pára e fica em silêncio. Um bom tempo em silêncio...

Ele, sem saber o que fazer diante daquela postura – imaginava que havia se passado uma hora e meia desde que se conheceram – pede mais um café. E pensa: “Este Senhorzinho deve ter algum tipo de problema. Fala, fala e fala. Depois, sem aviso, fica calado!”. Tomou mais um café.

“Jovem!”, disse o Senhorzinho com uma voz que transmitia profundidade, “Já estamos algum tempo conversando! Talvez não tenha notado, mas já são 17 horas, estamos aqui há quase dez horas! O feriado já está acabando! O que posso fazer por você?”

Ele ficou espantado, primeiro porque não parecia ter passado tanto tempo e segundo pela pergunta direta. Percebeu naquele instante que seus afazeres cotidianos não eram preenchidos com alegria e presença, como o que sentia no diálogo com aquele Senhorzinho.

Depois de alguns instantes, em meio ao assombro daquele encontro, disse: “Agradeço suas histórias, parece que tudo o que contou foi exatamente o que eu precisava. Tanto que nem vi o tempo passar. Gostaria, já que é uma pessoa tão vivida e mística, compartilhasse três dicas para minha vida.”

“Já que estamos interagindo no tempo darei três dicas que aprendi em minha vida.

Primeiro, jovem rapaz, reserve um tempo a si mesmo. Pode ser cinco, dez, quinze minutos por dia, mas crie uma janela de tempo na sua vida para conhecer os cômodos da sua casa, da sua casa interna. O que se passa dentro de você? Ou o que você está deixando passar? O seu momento de pausa, de reflexão, de meditação, de silêncio. Pode até ser enquanto toma a sua xícara de café, o mais importante é que esteja presente no seu tempo, naquilo que está fazendo.

Segundo, doe um tempo para outra pessoa. Aprenda a proporcionar alegrias e possibilidades de expansão a outras pessoas. Isto pode fazer uma grande diferença na sua e na vida destas pessoas. Pode ser o seu vizinho, seu porteiro, alguém que está te atendendo ou alguém que nunca viu, quem sabe tomando café na padaria. Não importa que seja em alguma instituição, ou no seu trabalho. O importante é ajudar de alguma forma outro ser humano. Se a vida é uma raridade, se o tempo é precioso, doe a sua presença, ela pode ser um tesouro na vida de outras pessoas.

A terceira dica, meu caro, é dê tempo ao tempo. As coisas mudas, tudo se transforma. Não espere que de um dia para outro vá transformar o mundo, comece transformando sua visão de mundo. Um dia você pode conseguir reservar apenas dois minutos a si mesmo, outro pode ser um dia inteiro, dê tempo ao tempo, respeite o seu ritmo. Pode ser que em algumas situações em que você tinha a intenção de ajudar outras pessoas, doando o seu tempo, as coisas não ocorreram como imaginava, dê tempo ao tempo. Aproveite o aprendizado. Todo segundo é uma oportunidade de aprendizado. Aprendizado é riqueza.

Jovem, estas são as minhas dicas. Dicas de um velho que gosta de suco, frutas picadas e pão na chapa. É hora de eu ir. Agora, vamos dar tempo ao tempo. Quem sabe possamos nos encontrar novamente, nunca se sabe. Existem muitas padarias nesta cidade grande e muitas pessoas precisando de uma companhia ao tomar o seu café.” O Senhorzinho sorriu, brincou com a atendente do caixa e seguiu seu caminho.

Ele pediu a atendente um papel e caneta e anotou:


1. Reservar um tempo a mim mesmo.
“Estar presente é minha janela de tempo.”

2. Doar um tempo para outra pessoa.
“Compartilhar sempre o meu melhor.”

3. Dar tempo ao tempo.
“Compreender que tudo se transforma.”



Ele percebeu que havia ganhado um presente, que aquele Senhorzinho e suas dicas podiam fazer grande diferença em sua vida. Ele agradeceu a atendente pelo papel, caneta e o excelente atendimento. Voltou ao seu pequeno apartamento naquela tarde para realizar a primeira dica. Afinal, ele só queria aproveitar o feriado.


5 comentários:

Patrícia Stanquevisch disse...

Obrigada Samuel. Lindo texto e reflexão.

Samuel Souza de Paula disse...

Gratidão,gratidão por seu comentário e carinho. Ótimo dia!

Unknown disse...

Muito bonito o texto, Sam. Um beijo

DanielOurique disse...

Grato senhorzinho...

Samuel Souza de Paula disse...

Gratidão e alegria!!! Beijos de luz!