segunda-feira, 27 de junho de 2011

058: Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano

PALAVRAS RENOVADAS





Gratidão por visitar este espaço de inspiração e por ter tempo para reaprendermos os processos naturais da espiritualidade. Esta decisão em volta das “365 Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano” me enche de alegria, entusiasmo. Como todo conteúdo xamânico ele é fruto de experiências, do sentir, do vivenciar.

Hoje quero dizer que cresci em um ambiente típico da periferia de São Paulo, com diversas dificuldades. Vivi minha infância com região de mata há alguns quilômetros de casa. Próximo existia uma reserva indígena na “terra dos padres”, lembro das aventuras e os perigos que os adultos falavam que encontraria se tentasse ver os índios. Talvez por isso uma das alegres graças da infância era se emprenhar na mata e observá-los em seus afazeres sem que percebessem.

Uma noite após uma dessas idas à “terra dos padres” sonhei. Sonhei que um índio conversava comigo no telhado da minha casa. Não estava pintado, nem nada, fumava um cachimbo. Entre as coisas que falou, chamando-me por outro nome, quero compartilhar: “A vida é cheia de aventura. Se você fosse uma formiga imagine o que você faria? Se você fosse um tico-tico o que você faria? Se você fosse uma cobra o que você faria?” Continuou, respondendo a uma situação familiar que ocorria naqueles tempos. “Se você tivesse sido criado no formigueiro com os mesmos professores de formiga, família de formiga, no caminho de formiga, provavelmente pensaria como uma formiga. Assim também se fosse um tico-tico ou uma cobra. Tente entender que cada um dá o seu melhor”.

A vida é cheia de desafios. O maior perigo é não escutarmos as vozes da sabedoria que sussurram em nosso coração infantil. É adulterarmos o sagrado, alimentarmos o medo, deixarmos de sonhar, achar que as terras são de um ou de outro e não de todos. Se respeitarmos um pouco mais as inspirações naturais em nossa vida iremos perceber a variedade de amigos que podem nos ensinar, e outros tantas possibilidade de pensar.

Descubra inspirações em situações da sua infância e compartilhe. Pode ser que aquelas palavras renovadas ajude de alguma forma, uma pessoa que seja a refletir e ouvir o que precisava ouvir.


Mitakuye Oyasin!
“Por todas as nossas relações!”

Série: 365 Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano
Autor: Samuel Souza de Paula
Crédito da Imagem: Arrival of the Messengers – Charles Frizzel
Site: www.espiritualidadenatural.blogspot.com

Nenhum comentário: