quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

AFIRMATIVA DA NATUREZA





Quando olhei do alto da montanha, para as pequenas casinhas antigas do medo, e resolvi deixar de acreditar que minha segurança e zona de conforto eram tudo o que tinha, passei a apreciar com mais liberdade a natureza. Mas não só a natureza, mas a minha própria natureza. Havia percorrido uma longa trilha até a Pedra Partida, na cidade de Monte Verde. Árvores, pássaros, pedras, terra, folhas – verde de todos os tipos, trechos estreitos em penhascos de até mil metros de altura, subidas e descidas. Em alguns momentos calor intenso, em outros, frio e neblina; um pouco de sol, um pouco de chuva e muito vento. A mais de 2.000m de altitude repasso mentalmente todo o percurso, medito nos meus passos até aqui, me inspiro na força do vento e nas asas do coração.

Penso como é importante abaixar a cabeça e agradecer às forças e potências que inspiram a vida. E que em nossa caminhada por esta existência é inteligente saber ouvir os sons da natureza; saber ouvir o nosso coração; estar presente em cada passo e compreender harmoniosamente a paisagem a derredor. Quando muito íngreme, ir com calma; quando necessário (ou até como um hábito preventivo), parar para refletir e descansar.

Lembro-me que até mesmo os cientistas em uma pesquisa publicada na revista Psychological Science, sugere que “o contato com a natureza, seja passando alguns dias no campo ou apenas caminhando em um parque, pode ajudar a curar a fadiga mental”, afirma Marc Berman, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, outro dado interessante da pesquisa aponta “melhoras na memória e atenção de pessoas depois de elas simplesmente olharem fotografias de natureza”.

Revejo neste instante, a importância da imaginação, entendendo a imaginação como um poder de formar imagens ou objetos mentais que não estão presentes aos sentidos. Pergunto-me quais seriam os efeitos se utilizássemos a imaginação criativa neste sentido? Se parássemos, exatamente agora, e imaginássemos que estamos rodeados pela expressão da natureza que mais apreciamos (mar, campo, montanha, rio, árvores frondosas...)? Talvez descobriríamos que já temos dentro de nós algumas belas fotografias para uma, digamos, auto-pesquisa.

Duas frases interessantes podem mostrar novos caminhos para nossa reflexão: a primeira do físico Albert Einstein, afirmando que, “A imaginação é tudo. É a antevisão das coisas que vamos atrair para a nossa vida.”; e a segunda, do escritor Yrvin D. Yalom, como uma chamada reflexiva – que podemos redirecionar para o presente, ele assim se questiona: “Quanto da vida eu perdi simplesmente por deixar de olhar? Ou por olhar e não ver...” É preciso estar atento, e para melhor caminhar abastecer-se com as águas do intento de nossa alma.

Na nossa vida, podemos passar por períodos difíceis, onde parece que nada funciona a nosso favor. Esta é uma bela sinalização para que empreguemos uma atitude com mais amor. Eu, e você também, vemos o que queremos ver. Colhemos o que plantamos. Podemos optar por nosso coração. Não adianta colocar a culpa no outro, precisamos assumir nossa responsabilidade, e adicionar amor. Precisamos acordar para nosso espírito. O amor trás o colorido, o amor se revela como uma atitude harmoniosa de respeito à vida; o amor se revela como um estado de consciência onde administramos nossas incompetências e limitações; o amor amplia as nossas competências e entusiasma nossa vida. Estar com nosso espírito é estar com o Poder Infinito do Amor. Partilhar nossas potências é partilhar a nossa essência; partilhar a nossa essência é partilhar a Essência da Natureza. Nossa vida pode ser uma afirmativa da natureza.

Como um exercício prático, podemos todas as noites agradecer pelas bênçãos que o Universo tem nos dado, que a vida nos tem presenteado, que as nossas escolhas tem proporcionado. E em todas as manhãs podemos abrir nosso coração e ser útil. Podemos temperar o amor com a sabedoria. Imaginar, ser criativo e agradecer com fé, com confiança, auto-estima, nossas intenções e presença no dia.

Já ouvimos isso, já lemos sobre isso, sabemos disso. Agora assumimos, com gratidão, as decisões importantes sobre o queremos fazer. E esta viagem, imprescindível e inevitável, é nós com nós mesmos. Concluo, nossa reflexão de hoje com uma citação de Emilie Cady, em seu livro Lessons in Truth, de 1894: “Nenhuma pessoa ou coisa no universo, nenhum encadeamento de circunstâncias, pode, de maneira nenhuma, interpor-se entre você e sua felicidade – seu bem-estar. Você pode achar que existe alguma coisa entre você e o desejo do seu coração, e assim vive com esse desejo irrealizado, mas isso nLista com marcadoresão é verdade... Negue essa crença, e estará livre... Então você verá o bem-estar fluir para você, e verá nitidamente que nada pode existir entre você e o que lhe pertence.”

- Samuel S. Silva -
samuel.s.silva@bol.com.br





Paz, Energia, Amor, Prosperidade e Alegria!
Janeiro/2009


* * * * * * *

METÁFORA
“CUIDE DE SUAS RESPONSABILIDADES”

Um grande sábio possuía três filhos jovens, inteligentes e consagrados à sabedoria.
Em certa manhã, eles altercavam a propósito do obstáculo mais difícil no grande caminho da vida.
No auge da discussão, prevendo talvez conseqüências desagradáveis, o genitor benevolente chamou-os a si e confiou-lhes curiosa tarefa.
Iriam os três ao palácio do príncipe governante, conduzindo algumas dádivas que muito lhes honraria o espírito de cordialidade e gentileza.
O primeiro seria o portador de rico vaso de argila preciosa.
O segundo levaria uma corça rara.
O terceiro transportaria um bolo primoroso da família.
O trio recebeu a missão com entusiástica promessa de serviço para a pequena viajem de três milhas; no entanto, no meio do caminho, começaram a discutir.
O depositário do vaso não concordou com a maneira pela qual o irmão puxava a corça delicada, e o responsável pelo animal dava instruções ao carregador do bolo, a fim de que não tropeçasse, perdendo o manjar; este último aconselhava o portador do vaso valioso, para que não caísse.
O pequeno séqüito seguia, estrada afora, dificilmente, porquanto cada viajante permanecia atento as obrigações que diziam respeito aos outros, através de observações acaloradas e incessantes.
Em dado momento, o irmão que conduzia o animalzinho olvida a própria tarefa, a fim de consertar a posição da peça de argila nos braços do companheiro, e o vaso, premido pelas inquietações de ambos, escorrega, de súbito, para espatifar-se no cascalho.
Com o choque, o distraído orientador da corça perde o governo do animal, que foge espantado.
O carregador do bolo avança para sustar-lhe a fuga, e o bolo se perde totalmente no chão.
Desapontados e irritadiços, os três rapazes voltam à presença do pai, apresentando cada qual a sua queixa de derrota.
O sábio, porém, sorriu e explicou-lhes:
- Aproveitem o ensinamento da estrada. Se cada um de vocês estivesse vigilante na própria tarefa, não colheriam as sombras do fracasso. O mais intrincado problema do mundo, meus filhos, é o de cada homem cuidar dos próprios negócios, sem intrometer-se nas atividades alheias. Enquanto cogitamos de responsabilidades que competem aos outros, as nossas viverão esquecidas.

(Autoria Desconhecida)


* * * * * * *


Pontos Importantes:

1. Quando olhamos do alto da montanha e vemos seus vários lados, muitos dos problemas que imaginávamos serem enormes, não passam de construções em miniatura.

2. A gratidão é a voz amorosa do coração.

3. Toda beleza que existe na natureza exterior é reflexo da beleza na natureza interior. Torne seus olhos o coração!

4. Imaginação é um ensaio da alma.

5. Exercício prático: Todas as noites agradecer os acontecimentos do dia; reconhecer as incompetências e limitações e, com imagem e ação, ampliar as competências e atitudes inteligentes. Todas as manhãs agradecer co-criando sua vida.

6. A auto-estima deve ser construída com base no nosso respeito próprio.

7. A gratidão é o pano de fundo da imaginação. O amor o tapete de seus passos.

8. Cuide de suas responsabilidades. Escale a montanha de si mesmo.


Samuel S. Silva, coordenador da Roda de Cura “Espírito de Gaia”, participante de Danças Xamânicas pela Paz, Danças Circulares Sagradas e de Grupos de Estudos e Assistência Espiritual. Pesquisador de técnicas ancestrais e modernas direcionadas ao crescimento pessoal. Com grande alegria e profundo respeito, vem partilhando diversas cerimônias transculturais como auxiliares do despertar da espiritualidade natural no cotidiano. Possui formação Master em PNL – Programação Neurolingüística. Estudioso do comportamento humano desenvolve trabalhos de integração entre corpo, mente e espírito. Focalizador de Reuniões Pedagógicas, Jogos Cooperativos, Vivências de Grupo e Cultura de Paz.

Nenhum comentário: