sexta-feira, 12 de junho de 2009

Entrevista: Mantras

Olá amig@, que esteja bem!

Programa + Saude (20/03/09)

Apresentadora: Bete Fratti
Tema: Mantras
Entrevistado: Samuel Souza de Paula

1ª Parte: Abertura




Os mantras são ferramentas que nos ajudam a liberar a mente, sintonizar-se com arquétipos espirituais de transcendência. A palavra mantra, do sânscrito, oriunda de “manas” – mente e “tra” – controle, liberação, significa literalmente “controle da mente” ou “dissolução da mente”. Determinadas palavras evocam uma atmosfera superior que facilita a concentração da mente e a entrada em estados alterados de consciência.


Os mantras são palavras dotadas de particular vibração espiritual, pois são palavras sintonizadas com padrões vibracionais elevados. São análogos às palavras-senhas iniciáticas que ligam os iniciados aos planos superiores. Pode-se dizer que os mantras são as palavras de poder evocativas de energias superiores. Como as palavras são apenas a exteriorização dos pensamentos revestidos de ondas sonoras, pode-se dizer também que os mantras são expressões da própria mente sintonizada em outros planos de manifestação.

2ª Parte: Mantras



Alguns mantras citados na entrevista:

OM
O Om é “o Verbo Divino”, “o Som divino”, “a Vibração interdimensional”. Tudo o que existe é Om. Tudo o que existiu é Om, e também tudo o que existirá depois, no futuro. Passado, presente e futuro, incluindo o tempo e tudo o que existe no tempo - tudo isso é Om. Aquele Om é Brahman (O Todo). Portanto, o Senhor é não-dual, e esse não-dual é Um. A sílaba é também uma e não-dual, significando que tudo está dentro dela. E tudo está dentro de Om.


GAYATRI MANTRA

OM BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT

“Eu Saúdo aquele Ser, possuidor da efulgência divina e que é a causa e sustentação de todos os planos da existência. Que minha mente esteja sempre fixa e absorvida Nele e que Ele possa iluminar, purificar e inspirar meu intelecto.”

O Gayatri mantra é, junto com o OM, o mantra mais conhecido e cantado na Índia. É o mais poderoso mantra dos Vedas. É devotado à deusa Gayatri (Mãe dos Vedas) e foi criado para receber as vibrações solares que nos trazem vigor e entusiasmo.

“Nunca abandonem o Gayatri; vocês podem deixar ou ignorar qualquer outro mantra, mas vocês deveriam recitar o Gayatri pelo menos algumas vezes durante o dia. Ele os protegerá dos perigos onde quer que vocês estejam – viajando, trabalhando ou em casa. Os ocidentais investigaram as vibrações produzidas por este mantra e descobriram que quando ele é recitado com a pronúncia correta, como estabelecido nos Vedas, a atmosfera ao redor torna-se visivelmente iluminada. Assim, o resplendor de Brahma descerá sobre vocês, animará os seus intelectos e iluminará o seu caminho quando este mantra for entoado. Gayatri é a Mãe, a força que anima toda a vida. Portanto, dele não se descuide nunca.” – Sai Baba.


OM NAMAH SHIVAYA


Mantra de evocação de Shiva, o senhor de todas as transmutações na natureza, é o senhor das energias e de todo movimento vital. É um dos mantras mais populares da Índia.


“Eu Saúdo o Senhor Shiva”



AHAM PREMA
PREMA SOHAM

“Eu Sou o Amor Espiritual!
O Amor Espiritual Eu Sou!”



Bibliografia recomendada:




  • Mantras – Palavras Sagradas de Poder – John Blofeld – Ed. Cultrix-Pensamento.


  • O Livro de Ouro dos Mantras – Otavio Leal – Ed. Ícone.


  • Mantras que Curam – Thomas Ashley-Farrand – Ed. Pensamento.


  • Gayatri – O Mantra Sagrado da Índia – I. K. Taimni – Ed. Teosófica.


  • Shakti – Os Mantras da Energia Feminina – Thomas Ashley-Farrand – Ed. Pensamento.

Maiores informações: samuel.s.silva@bol.com.br

Muita paz, energia, prosperidade e sabedoria!

Grande abraço,

Samuel

Nenhum comentário: