quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Eventos Realizados: Outubro/2009

EVENTOS REALIZADOS
OUTUBRO / 2009

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista, cada vez melhor!”

04/10
No domingo, dia 04, realizamos o módulo Resgate de Alma do curso Práticas Bioxamânicas. Entramos na canoa dos espíritos grupal e navegamos na realidade incomum, nos seus mistérios, pedaços de almas e re-integração. Tivemos a oportunidade de sentir e perceber na jornada e exposição, surpreendente em muitos sentidos, a importância de estarmos presentes na vida, de assumirmos nossa responsabilidade pessoal e possibilidades de reconexão xamânica.



25/10
No domingo, dia 25, realizamos as Vivências de Paz no Parque Modernista.


Mais fotos: http://picasaweb.google.com.br/francisolivia7/VivenciasDePaz
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Aqu_HwQBtp4
Acompanhe depoimentos de alguns participantes:

“Iniciativa fundamental para promover não só a cultura, mas uma forma de trazer mais harmonia e integração pra essa cidade de pessoas tão individualistas e solitárias.” (Atriz)

“Muito interessante e necessária este tipo de vivência. Muito obrigado.” (Terapeuta)

“Tudo tem uma razão e motivo para ser. Que ótimo poder estar e vivenciar esta oportunidade de hoje.” (Servidora Pública)

“Gostei muito da vivência, nutri minha fé de que a mudança calidamente está acontecendo” (Psicóloga)

“Tudo está interligado. Foi uma manhã de muita energia e paz. Muito, mas muito obrigado mesmo.” (Atendente)

“Muito bom e gratificante. Deveria ocorrer mais vezes.” (Administradora)

“Gostei muito das danças circulares e entre outras coisas o contato com a natureza. Um ‘olhar’ para mãe Terra. O ambiente foi perfeito. Obrigada.” (Recepcionista)

“As atividades foram bem conduzidas, condizentes com o espaço que é ótimo. Maravilhoso!” (Assistente Social)

“Foi prazeroso participar de uma manhã agradável com atividades gostosas das quais não havia participado antes.” (Bióloga)

“Simples, bonito e profundo!” (Advogada)

“Obrigada pelo instante” (Terapeuta Corporal)

“O Monólogo do Gandhi é realmente emocionante e fundamental nos dias atuais. As danças circulares também são de fundamental importância para reavivar as relações humanas e o pertencimento à natureza. Vamos ocupar todos os parque e praças com essa energia renovadora.” (Professora)

“Muito intensa física e espiritualmente. Adorei o monólogo e este complementa com chave de ouro a nossa manhã. Obrigada!” (Médica)

“Em primeiro lugar raramente uma peça teatral meche tanto comigo, no meu modo de pensar, agir, tratar, meu modo de agir e observar esse tal planeta em que vivemos, e me pego pensando como pode o ser humano ser tão irracional à ponto de se acostumar à viver em guerra... Nós somos a diferença, nós somos capazes de transformarmos o mundo em um local de paz.” (Garçon)

“Texto muito profundo. Fez-me pensar sobre meus atos e pensamentos, questionando-os se éticos. Foi enriquecedor ouvir o monólogo.” (Aposentada)

“Muita informações expressadas oralmente, fisicamente e internamente. Tudo gera reflexões sobre os caminhos a seguir na vida.” (Estudante)

“Agradeço a possibilidade de praticar as vivências com a natureza com um grupo de conhecidos e queridos desconhecidos. Sementes, folhas, frutos, flores em chuva foram as boas-vindas que a natureza nos reservou.” (Psicóloga)

“ Uma experiência maravilhosa que vivi hoje, num espaço público! Vivenciar a paz nos fortalece, nos motiva, nos incentiva a continuar na busca interior para melhorar o exterior. Obrigada” (Professora)

“Quero parabenizá-lo pela iniciativa de mobilizar pessoas para vivenciar o espaço maravilhoso do Parque Modernista. Conte com o meu apoio em próximas ações!” (Arquiteta)

“Vale a pena um pouco de paz no meio do caos da metrópole! E é claro, o contato direto com a diversidade da natureza!” (Professor)

“Agradeço de coração a oportunidade de participar desta atividade-vivência. Uma manhã abençoada pelo espaço deste parque e pelo tempo compartilhado com todas as pessoas aqui presente. A dança, a música e a palavra (amorosa) foram um doce presente, como foi doce a pitanga que aqui pude saborear... Paz e Bem!” (Professora)

“A vivência enriqueceu todos nós, que nos conduz a parar, olhar para dentro levando a uma profunda reflexão. Aparando nossas arestas, como olhar para a vida sabendo que o passado é a nossa história, mas é HOJE, o nosso presente, que nos dá a oportunidade de fazer cada dia melhor! Parabéns pelo trabalho.” (Gestão P. Públicas)

“Gostei de catar folhas.” (Aluna do 2º ano)

“Meus sinceros agradecimentos pelos momentos vivenciados convosco, proporcionando a mim e aos demais uma convivência harmoniosa e saudável, onde mais momentos como este desperta em cada um a busca interna do ser, do respeito consigo e com a natureza! Muito obrigada!!!” (Aux. de Enfermagem)


POEMA DOBRADO

A divina Mãe Natureza nos acolhe e conforta
O amor e a luz a tudo permeia
Através das pessoas a paz vai se tornando realidade
O verde, o belo, o cantar dos pássaros, nos convida à paz
A paz pode ser alcançada por meio do contato com a natureza
Natureza generosa, que reluz em torno de nós
Nesse brilho que espalha, vê-se a beleza genuína
E do brilho vem a luz branca, emanando energia divina
Como força, fé, alegria e poesia
Transformando a realidade, não apenas de um, mas de muitos
Nos primeiros raios de luz da manhã iluminando a grande mãe natureza
A terra, o sol, a lua, as águas, enfim...
Preservemos esse presente divino!
Pois é maravilhoso e grandioso
A antroposfera do pão que o bicho amassou
E a paz que existe em nosso ser, as almas alimentou
Alimento que fortalece o homem
Que inspira, que dá asas
Co-cria, ama e possibilita a vida!

Participantes das atividades “Vivencias de Paz no Parque Modernista”.
São Paulo, 25 de outubro de 2009


VIVÊNCIAS DE PAZ NO PARQUE MODERNISTA

“O amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.” – Mahatma Gandhi.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Contar histórias é um ritual que acontece há muito, muito tempo... em lugares e épocas diferentes... ao redor da fogueira ou do fogo do coração as vozes-imagens estavam presentes... Em diversas culturas os mitos aquecem as idéias e despertam inspirações. Ouvir, imaginar e acompanhar as palavras evocadas numa história é uma arte mágica.
“Contar uma história é dar um presente de amor.” – Lewis Carrol.

DINÂMICA DE GRUPO “INTERSER”
Por interagir e influenciar-se mutuamente desenvolvemos, em nossa vida cotidiana, vários processos dinâmicos em sintonia e afinidade com nosso ser. Nós seres humanos estamos sempre caminhando ao encontro de outros seres humanos. Respeitar o tempo e jeito certo de cada um é uma grande sabedoria.
“Caminhe de tal forma que seus passos imprimam sobre a terra apenas as marcas da liberdade, alegria e serenidade.” – Thich Nhat Hanh.

DANÇAS CIRCULARES
As danças circulares sagradas fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta.
“Dançar em grupo é uma oportunidade para que as pessoas eduquem umas às outras e a si mesmas.” – Bernhard Wosien.

MONÓLOGO “GANDHI – UM LÍDER SERVIDOR”
O ator João Signorelli, que atuou em inúmeras novelas e filmes, apresenta a historia do grande líder que marcou sua trajetória pela suas atitudes de liderança e não-violência.
O espetáculo “Gandhi – Um Líder Servidor”, introduz princípios ético-filosóficos nas relações humanas, falando sobre integração, cooperativismo e amor. O espetáculo começa quando Gandhi anuncia o início de mais um jejum para despertar a consciência dos líderes do Ocidente e do Oriente para a paz mundial. O jejum que ele propõe é que os povos deixem de se alimentar com pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios.
Uma sensível reflexão sobre a liderança faz parte desta peça, que apresenta reflexões do maior ícone da paz, com a proposta de mostrar ao público que é possível construir um mundo melhor. São 45 minutos de apresentação em que João Signorelli mostra a vida do líder que acreditava que: “não havia diferença entre esse ou aquele: todos são seres humanos – e espirituais – buscando experiências terrenas para alcançar nova consciência e evoluir com mais rapidez”.
“Só o amor cura, nutre, une, entusiasma, faz nascer, alivia, materializa, motiva... possibilita a vida!” – Mahatma Gandhi.

VIVÊNCIA COM A NATUREZA
As atividades baseiam-se no Aprendizado Seqüencial, técnica diferenciada e criativa de condução de grupos em ambientes naturais, desenvolvida pela Sharing Nature Fundation, que permite trabalhar a sensibilidade, ampliar a compreensão e tomar contato com a complexidade do mundo que nos cerca de forma estruturada e simples.
“Se dedicarmos total atenção ao que estamos observando poderemos observar a Natureza de perspectivas novas e originais.” – Joseph Cornell.

Facilitadores:
Francis Olivia Campos – Administradora de formação, fotografa e educadora ambiental de coração. A porta de entrada para a EA ocorreu ao concluir o curso de Vivências com a Natureza, baseado na metodologia de aprendizagem seqüencial descrita por Joseph Cornell. Com esse olhar tornou-se sócia-voluntária de Ongs que enfocam a educação ambiental e outras atividades relacionadas. Vê na educação a perfeita aplicação do reencantamento na relação do homem com a natureza.
João Signorelli – Ator de teatro, cinema e TV, jornalista e apresentador. Já atuou em diversas novelas, cinema e teatro. A partir de 2004, e por mais de cinco anos, interpreta “Gandhi – Um Líder Servidor”, apresentando-se por todo país em empresas, teatros, em instituições de ensino, clínicas, abertura de eventos, congressos e seminários.
Nívea Salati – Focalizadora de Danças Circulares, membro do programa “Dançando e Convivendo nos Parques de São Paulo” promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), em parceria com Departamento de Parques e Áreas Verdes, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
Rhauna Nemer Damous – Psicóloga e Mestre em Ciências do Lazer pela ECA-USP, autora do livro “Os significados do Fim de semana”, moderadora de grupos focais atuando em pesquisa qualitativa de mercado, facilitação em processos de geração de idéias, de soluções inovadoras e de aproximação na relação fornecedor-cliente. Integra o Círculo de Coordenação de Seminários da Associação de Pedagogia Social de Base Antroposófica no Brasil.
Samuel Souza de Paula – Responsável pelo curso Valores da Cultura Indígena na UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz. Coordenador dos Círculos Xamânicos “Espírito de Gaia”. Focalizador de Danças Circulares Sagradas e Danças Xamânicas pela Paz. Membro do programa “Gente que Faz a Paz” – Unesco (Programa Pedagógico “Educação para Paz nas Escolas”).

Organização:
Samuel Souza de Paula

Orientadoras:
Estela. Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Glacilda Pinheiro Correa Pedroso
(UMAPAZ – Projeto Carta da Terra em Ação)


26/10
No dia 26 de outubro, tivemos a participação especial no GEPE - Grupo de Estudos e Práticas Espirituais Consciência Próspera do consultor Peter Edward & Wilson com um tema importante e atual 2012 É AGORA! As mudanças planetárias e a conscientização pessoal como fator de transformação espiritual em direção à prosperidade integral.


“Meu propósito de vida é inspirar, despertar e habilitar as pessoas a alcançarem seus sonhos mais elevados e incentivar o desenvolvimento espiritual com sabedoria, amor e respeito por meio de dinâmicas integrativas, educação criativa e comunicação inteligente, co-criarmos um mundo melhor.”


Espiritualidade Natural
http://www.espiritualidadenatural.blogspot.com/

Nenhum comentário: