quinta-feira, 12 de maio de 2011

012: Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano


RÃ RÃ – A SAPA QUE CONTA E ENCANTA!






Certa feita estava eu à beira de um lago. Era noite. A lua crescente despontava no céu entre as passagens das nuvens. Um vento sutil balançava as folhas num farfalhar misterioso. Foi quando a vi pela primeira vez. Não podia deixar de dar ouvidos, afinal era uma sapa que fala!

Alguns podiam esperar em uma noite mágica uma fada, um anjo ou algo assim. Mas vou te contar, recebi no meu jardim a visita de uma sapa. Com todo respeito peguei caneta e papel e anotei o que a sapa dizia e contava. E em cada número uma fala que me encantava.

Talvez você me pergunte: “Mas eram falas sabias? De uma sapa?” Deixo com você a resposta a esta pergunta, mas só me diga depois do último número, da última fala, da última linha; se existe ou não alguma sabedoria ou identificação.

Para mim valeu a noite e os sonhos, quem sabe para você possa valer o dia (ou o tempo dos encantos). Fique com a fala de Rã Rã, a sapa que conta e encanta:

1. Um... Todas as emoções são espíritos fortes: se você nega e foge ela se aproxima mais; se aceita e vivem elas vem, traz a mensagem e passa.

2. Dois... Na natureza e na vida não existem espíritos sem função, expressão ou descompromissados. Mesmo aquele que acha estar devagar quase parando, não está morto, está em seu movimento próprio. Para que reclamar de um bicho-preguiça? Por que se incomodar com o ritmo de uma lesma?

3. Três... Neste mesmo instante eu posso sentir: um sapo morreu na lagoa dos “coachas secos e molhados” e outros mais, girinos, nasceram na lagoa dos “descomplicados”. Não sei como você vê como vida de humano, mas nas lagoas que estive tudo se renova e o passado é passado.

4. Quatro... Tenho parentes que se camuflam alguns parece bicho-pau e têm verruga, outros verde-folha. Mas nenhum deles fica pensando sou melhor do que aquele, mais bonito e vocês são feios, ou o contrário. Eles sabem, já dizia o Sapo Velho, que cada um é importante, bonito, tem jeito e faz toda a diferença em seu meio.

5. Cinco... Minha vida no lago é cheia de emoções, minha vida na terra é de encontro com os cantos. Talvez, por isso gosto de contar, aprendi há algum tempo com um viajante que passou por aqui. Ele dizia também: Se você ficar na bondade sua vida fica bem.

6. Seis... Outro dia vi um humano, em pé próximo aquela pedra. Ele não falava alto, mas suas emoções estavam à flor da pele. Parecia uma “bolsa-explode” continha toda a emoção, seus olhos queriam chorar, sua voz queria gritar, seu corpo queria pular ele apenas foi dali para aquele lugar. Tempos passou e me contaram, estava em um respirador, pois seus pulmões estavam quase parados.

7. Sete... Eu já te contei que minha família é fiel a família? Nossas relações são oportunidades de crescimento, são cheia de emoções, laços comuns por toda a vida. Quero fazer algumas perguntas, fique tranqüilo não precisa responder: Você é fiel a você? Compreende suas emoções? O que é familiar ao seu espírito humano? Como anda seus laços afetivos?

8. Oito... Talvez você já saiba, mas não custa nada contar. Eu adoro tomar banho, seja de lago, seja de língua, seja de chuva a água me equilibra. Esta aí uma recomendação humano: “vai tomar banho!” Mas, um banho de verdade, sabe aquele banho “de alma lavada”. Vai por mim, resolve! Palavra de sapa.

9. Nove... Outra coisa importante: sou amante da paz, canto minhas canções aquosas, chamo a noite e as estrelas. Outro dia olhava para o céu e uma delas cantava, não sabia o motivo – talvez ela previsse este encontro. Era uma canção assim: “Lá, lá, lá, lá, lá, lá... é bom, é bom... é bom se reconhecer... e bom saber... quando é hora de parar... e não se perder... quando é hora de descansar... e se amar... O lago fica diferente todo dia... A terra fica contente quando está presente... Lá, lá, lá, lá, lá, lá... é bom, é bom... é bom se reconhecer... e bom saber... quando é hora de parar... e não se perder... quando é hora de descansar... e se amar...”

10. Dez... Aproveite, aproveite encontre alguém e conte uma história. Alguma coisa que fez bem para você, que fez ir para frente. Ah, e quem sabe possamos nos encontrar, adoro ouvir e contar. Espero que esteja bem... Desejo ótimas lagoas, belas histórias e boas companhias.


Mitakuye Oyasin!
“Por todas as nossas relações!”

Série: 365 Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano
Autor: Samuel Souza de Paula
Crédito da Imagem: ? - Yvonne McGillivray
Site: www.espiritualidadenatural.blogspot.com

Nenhum comentário: