sábado, 14 de maio de 2011

014: Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano


QUANTO MAIOR SUA LUZ, MAIOR SUA SOMBRA




Sim, compreendo, “quanto maior sua luz, maior sua sombra”... Há algumas luas participei de uma cerimônia nativa numa região desértica do Colorado (USA). Ao anoitecer dos vários dias que ali estive o Coiote se mostrava presente com seu uivo e mensagens inusitadas. O lugar sagrado, o céu estrelado, o vento noturno, os propósitos, a dança, tudo contribuía para a expressão cinematográfica de uma vivência marcante.

Sabe, não sei se já falei, mas quando o Coiote aparece em nossas vidas é bom ficar atento, pois ela pode parecer uma bagunça. Vamos nos sentir de ponta cabeça; as coisas dão tudo errado; os relacionamentos parecem que não se encaixam; as finanças vão de mal a pior; os colegas de trabalho parecem fazer parte de uma maldita conspiração para nos tirar do sério; não encontramos as chaves; e o mundo parece estar girando na contramão.

Paro por um minuto de escrever esta inspiração, vejo um sorriso e escuto uma fala flutuando no ar: “É! Talvez algum vizinho, ou alguém distante de onde estamos esteja passando por situações semelhantes às estas, bem difíceis de acontecer. Principalmente para quem está lendo estas palavras.” Mas, por favor, “ser luminoso”, permita-me contar uma história.

O Grande Mistério havia feito todas as coisas: desde as mais pequeninas as maiores. Com sua grande força que faria os Sóis parecerem um vaga-lume ao meio-dia, gerou um planeta com inúmeras expressões de Sua vida.

Criou as pedras detentoras das memórias; as plantas com suas respirações misteriosas; os animais com suas qualidades poderosas – entre eles o Coiote.

Tudo estava muito bonito, ordenado, cada coisa no seu devido lugar: as estrelas alinhadas; uma região de flores branca outra amarela; os animais eram todos idênticos, perfeitinhos.

Só, que um dia, o Coiote pensou: “Mas que prepotência do Grande Mistério, cria todas as coisas e como eu fico nesta história. Eu quero participar da criação”. Então, numa noite de lua cheia ele subiu até o alto de uma grande colina. Lá chegando ele solta um uivo, tão forte, tão forte que sacudiu todo o Universo. As flores misturaram suas cores, nenhuma folha era igual. Os animais, mesmo da mesma espécie eram todos diferentes. Bem, para ver como as estrelas ficaram, basta olhar para o céu noturno.

Muitas coisas o Coiote quer dizer, mas neste momento ele compartilha um novo sorriso e pede para eu continuar a contar esta história amanhã. O que eu posso dizer: Então, amigo, nos veremos amanhã com mais uma inspiração xamânica para o nosso cotidiano.


Mitakuye Oyasin!
“Por todas as nossas relações!”

Série: 365 Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano
Autor: Samuel Souza de Paula
Crédito da Imagem: Shawdons – Charles Frizzell
Site: www.espiritualidadenatural.blogspot.com

Nenhum comentário: