sexta-feira, 20 de maio de 2011

020: Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano


UM BUDA, UM EMPRESÁRIO E UM XAMÃ




Como é bom ter amigos, ser amigo e a amizade cultivar. É bom poder conversar e aprender com as experiências de outras pessoas, outras visões e perspectivas. Como costumo dizer nas aulas sobre cultura dos povos, bebendo na sabedoria ancestral, “eu só existo porque o outro existe”. E todo aprendizado é calcado nas relações.

Como nos relacionamos com a gente mesmo? Como nos relacionamos com o outro? Como nos relacionamos com a vida e seus fenômenos?

Outro dia estava tomando um chocolate quente em um restaurante na companhia de um amigo. E ele, grande pesquisador e amante das estatísticas, falava da quantidade de informações que são veiculadas com teor negativo e como alguns jornais são embebidos na síndrome de “quão maior as desgraças melhor”. Falávamos também de alguns projetos que têm a proposta de transmitir boas notícias, inspirar valores e o despertar consciencial.

Chagando em casa, inspirado por aquele bate-papo, pensei, e agora coloco no papel uma pequena inspiração síntese de uma conversa amigável...

Talvez os jornais ainda não tenham noticiado, ou a rede mundial de computadores estava com olhos para muitas outras coisas, alguma moda de um dia ou um hit de um mês, mas não o que se passava naquela manhã na Avenida Paulista.

Em meio aos carros e prédios aconteceu um fato que fica na história para os olhos de um visionário: um encontro. Um encontro que talvez seja apenas uma pequena nota de rodapé entre tantos emails recebidos, mas que poderia, em alguma sociedade diferenciada, ser primeira página e ouvidos a entrevista.

Um repórter reúne três personalidades interessantes: um Buda, um Empresário e um Xamã e faz quatro perguntas: primeiro sobre pessoas; segundo sobre relacionamentos; terceira sobre dinheiro e quarta sobre espiritualidade. Acompanhe suas respectivas respostas:

Repórter: Qual a importância das pessoas na sua vida?
Um Buda: As pessoas são reflexos da iluminação. Assim como o espelho é importante quando se arruma os cabelos ou quando se quer enxergar os próprios olhos.
Um Empresário: Para mim, são possibilitadores e beneficiários do sucesso. Tudo o que faço é pensando em beneficiar pessoas. Quanto mais pessoas eu ajudar na minha vida mais sucesso conquisto.
Um Xamã: Pessoas são histórias que caminham. São espíritos medicina. São as promessas do Grande Mistério no sonho de Gaia.

Repórter: Que conselhos dariam para um bom relacionamento?
Um Buda: Desperte em seu coração e ação a compaixão. Compreenda que tudo aquilo que te incomoda ou agrada no outro, nasce em você. Sofrimento é quando, em nossa consciência, colocamos a responsabilidade e culpa em alguém.
Um Empresário: Relacionamento é tudo. Se você não tiver um bom relacionamento, pode ter o melhor produto ou serviço, mas você nunca vai ser alguém.
Um Xamã: Para um bom relacionamento recomendo doação. Respeite o outro, sua opinião, seu jeito por mais diferente que seja. Lembre-se que relacionamento é uma arte amorosa que influencia toda a Teia Sagrada, a teia das relações.

Repórter: Qual a sua visão sobre o dinheiro?
Um Buda: É uma ilusão quando utilizado para reafirmar as prisões do ego e um bom instrumento quando se encaminhado com natureza iluminada.
Um Empresário: É importante para materialização dos sonhos. Todo ser humano possui sonhos e se este sonho for implantado neste planeta, com certeza envolve a energia do dinheiro.
Um Xamã: O que o homem da cidade chama de energia do dinheiro nós chamamos de espírito de troca. Para que uma planta cresça e se desenvolva é preciso cuidados, carinho. Precisamos ser amigo de tudo o que cultivamos, com este sentimento, tudo que cultivamos se multiplica.

Repórter: O que espiritualidade para você?
Um Buda: É o caminho do meio.
Um Empresário: São os valores e propósitos que norteiam tudo o que realizo.
Um Xamã: É a expressão do espírito em tudo e qualquer coisa que faço.


Mitakuye Oyasin!
“Por todas as nossas relações!”

Série: 365 Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano
Autor: Samuel Souza de Paula
Crédito da Imagem: Spirit Passages – Evelyn Rysdyk
Site: www.espiritualidadenatural.blogspot.com

Nenhum comentário: