domingo, 12 de junho de 2011

043: Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano

MANUTENÇÃO DA ALMA



Cada ser vivo é alma, e se mantêm vivo com a nutrição do amor. Quando um parente, um ente querido, realiza a sua passagem para a “boa estrada azul do espírito”, desde épocas primordiais, seus amigos compartilham nutrições energéticas para ajudar na jornada. Sejam em forma de cantos, preces, danças e cerimônias de elevação e desprendimento. Afinal foi uma honra compartilhar uma época e um tempo com aquele espírito na história evolutiva do planeta. Cada ser humano é importante, tem suas qualidades e medicinas que ajudam no aqui e no ali.

O espírito continua, assim como a história prossegue. Manutenção da alma também tem a ver com soltar os laços, deixar fluir, cada coisa tem seu tempo. E por essa razão também são realizadas cerimônias ancestrais para que os familiares, que tanto conviveu com aquele que fez a passagem, reconheçam o principio da continuidade e lide melhor com a ausência física. Para o espírito não existem distâncias, para o amor não existe barreiras, assim toda a comunidade se junta para celebrar a vida.

Muitas vezes, para algumas tradições xamânicas, o corpo é considerado uma semente da terra que voltará para terra para a manutenção da alma do planeta. Quando o corpo é queimado a fumaça é uma prece que sobe até o Grande Mistério junto com as orações dos parentes. Quando é enterrado joga-se flores ou faze-se algum tipo de plantio para simbolizar um caminho de beleza em outra dimensão e a volta da semente-corpo à Mãe Terra.

Honrar os antepassados, aqueles que já fizeram história tanto em nossas vidas quanto na vida do planeta e que muitas vezes passam despercebidos é uma boa cerimônia de manutenção da alma. Quando apoiamos os sonhos daqueles que deram o seu melhor abrimos as portas para doarmos o nosso melhor também. Sem prisões e sim com a liberdade de cada um ser alma fluindo. É história vivida. E que o caminho seja belo.


Mitakuye Oyasin!
“Por todas as nossas relações!”

Série: 365 Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano
Autor: Samuel Souza de Paula
Crédito da Imagem: The Healer – Charles Frizzel
Site: www.espiritualidadenatural.blogspot.com

Nenhum comentário: