sexta-feira, 22 de julho de 2011

083: Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano

COMO SE TRANSFORMAM OS DESEJOS




Com quantos paus se faz uma canoa? Com quantas atitudes alguém pode ser considerado uma boa pessoa? O que é preciso para se acender uma fogueira?

Quando eu era pequeno. Espere aí, eu ainda sou pequeno. Há algum tempo nas minhas brincadeiras de criança costumava nadar em um rio que passava próximo de casa. Um dia resolvi construir uma canoa, mas como o faria? O clima era quente, uma tarde de verão, não tinha lá muitas ferramentas, mas contava com a observação. Havia lido em algum lugar que os maiores inventos surgiram não apenas quando se sonhava dormindo, mas quando se sonhava acordado. Sentei próximo a uma árvore observando o rio, quando vi uma casca de banana flutuar sobre a superfície. É isso!, pensei. Lembrei que no caminho havia um pé de bananeira caída no chão. Fui até ela, peguei um facão, cortei em três pedaços. Enfiei dois pedaços de galho juntando as três partes e agora tinha construído minha primeira canoa, pensava eu. Até que chegaram alguns amigos e me disseram: Ei, Samuel! Isto não é uma canoa e sim uma jangada.

Lembro que queria ser uma pessoa boa, ou melhor, uma pessoa amada. Quem não quer ser amado? Depois de passar um período intenso no hospital, as brincadeiras com os amigos me arrebatavam. Naquela tarde a nossa curtição era a mais nova novidade, a tal da jangada. Eu tinha os meus defeitos, e também qualidades. Foi nesta época também que tive algumas experiências que me dizia assim: Uma simples atitude não tão boa poderia criar uma visão a meu respeito que realçava os meus defeitos. Era como se para tirar a nódia da bananeira da água do rio, muitas águas deviam empurrá-la.

À noite nos reuníamos para acender uma fogueira. Alguns pegavam folhas secas, outros vários gravetos, mais gravetos. Sim, sabíamos que para acender uma boa fogueira era preciso muitos pequenos gravetos para aquecer e queimar as madeiras mais grossas. Na vida existem coisas que também são assim: necessitam de pequenos pensamentos, sentimentos, atitudes, idéias, ações para realizar grandes sonhos. Muitos pequenos gravetos, aprendizados, muitas palhas secas, erros e fracassos, experiências, oportunidades, magias e descobertas para se ver o gênio da lâmpada e perceber como se transformaram os nossos desejos.

Mitakuye Oyasin!“Por todas as nossas relações!”

Série: 365 Inspirações Xamânicas para o nosso CotidianoAutor: Samuel Souza de Paula
Crédito da Imagem: ? – Mia Bosna
Site: www.espiritualidadenatural.blogspot.com

Nenhum comentário: